Pular para o conteúdo principal

| Review | SteamWorld Dig


Plataformas: 3DS, Wii U, PS4, PS Vita e PC(Versão testada).
Gênero: Plataforma
Desenvolvedor: Image & Form


SteamWorld Dig é o primeiro jogo zerei dos mais de 40 que peguei na Summer Sale da Steam, quando vi a descrição do jogo não tive dúvidas se devia comprar. O jogo tem características plataformer metroidvania com mineração.



Por que cavar?


Não pretendo fazer revelações sobre o roteiro em nenhum review meu, então a motivação da história não vai ser comentada, mas sim a motivação do gameplay. Primeiro motivo para cavar é atingir o objetivo final do jogo que é chegar mais fundo, segundo motivo para cavar é ir atrás de minério e trocar por dinheiro para fazer upgrades e o terceiro motivo é que é divertido cavar em busca de novas localizações :P


O jogo tem mecânicas simples mas com ações bem variadas, você começa com apenas uma forma de cavar, que é usando a picareta, e vai conseguindo novas ferramentas durante o jogo, permitindo que você alcance novas áreas. No total, se não contei errado, são 8 ferramentas/habilidades para cavar ou auxiliar nisso, fora os atributos básicos consumíveis(vida, tanque d'água, lanterna e  bolsa para carregar minérios). Tirando escadas e dinamites que são dois consumíveis com capacidade limitada que você pode carregar(5 de cada), todas as outras ferramentas e atributos dão pra fazer upgrade.

De olho nos upgrades


Bom, agora vou falar de uma história sobre falta de atenção. Eu morri 17 vezes no jogo, cheguei a esse número maravilhoso de mortes não prestando atenção nos upgrades, simplesmente eu não comprei nenhum upgrade para minha barra de vida antes de chegar a 70% do jogo concluído. Depois que percebi esse upgrade, minha vida se tornou muito mais fácil.

Os upgrades são liberados conforme você passa de nível, e você passa de nível de acordo com o dinheiro ganho com a mineração. Não é muito difícil minerar depois de uns bons upgrades nas ferramentas e claro, com um bom gerenciamento do uso das mesmas.


Uma observação que acho que deve ser feita aqui nos upgrades é em relação ao desafio. Se você minerar muito, fazer upgrade de forma bem feita e gerenciar bem os recursos(que não são tão escassos), você não vai ter grandes dificuldades. Então recomendo para quem quer um desafio maior a não fazer upgrades na barra de vida nem no tanque de água que é usado para ferramentas e habilidades mecânicas.

Mas só tem pedras e terra no caminho?


Negativo! Existe uma variedade legal de inimigos, alguns bastante agressivos que vão realmente atrapalhar sua vida, ou ajudar se você estiver com algum recurso em baixa e conseguir matar o inimigo, aliás, sempre que você mata um inimigo ele dropa, poderiam ter dosado isso melhor, mas isso não significa que sempre será de ajuda, ele pode dropar água quando você precisa de vida por exemplo.

Uma falha do jogo é a falta de boss battles, acho que seria interessante o personagem enfrentar boss battles pelo menos quando fosse adquirir cada nova habilidade. Mas limitaram o jogo a uma apenas.

O moderno tradicional


A arte do jogo é muito boa, o design dos personagens é muito legal(bacana jogar com o avô do Clank). Como sei que tem gente que gosta de roteiros profundos lembrei daquela péssima porém clássica piada do poema profundo(Cavei, cavei... não rima mas é profundo), você tem um motivo raso pra ir fundo, acho que esse é o resumo do roteiro, mas não vejo isso como algo negativo. Artisticamente o jogo é muito competente, o roteiro é raso mas suficiente, o visual é excelente para o estilo, e as músicas estilo western são ótimas apesar de serem poucas. Não posso esquecer também dos efeitos sonoros que são ótimos, diria que é uma produção impecável para um game indie.


Antes de chegar no núcleo da terra


SteamWorld Dig é um jogo curto, mas é uma excelente experiência, eu terminei o jogo já com vontade de zerar novamente de forma diferente. O jogo tem um preço muito honesto para o que entrega, altamente recomendado para quem gosta de jogos de plataforma.


Nota: 9/10


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dois novos trailers de Horizon Zero Dawn

A Sony publicou hoje dois trailers de Horizon Zero Dawn que mostram detalhes duas criaturas/máquinas/animais, a Snapmaw e a Thunderjaw: Horizon Zero Dawn chega exclusivamente para o PlayStation 4 no dia 28 de fevereiro de 2017. ------------------------------

Veja o chip do Xbox Scorpio

Mike Ybarra, vice presidente da divisão de jogos da Microsoft mostrou ontem no Twitter a APU do Scorpio. This is 🦂. 💪🏼🎮😱💯 #Xbox pic.twitter.com/szrngMTKwi — Mike Ybarra (@XboxQwik) 31 de maio de 2017 Faltam apenas 10 dias para a conferência da Microsoft na E3, entramos no hype train?

Playstation Plus x Games With Gold - Quem ganha o mês de maio?

Maio vai ser um bom mês tanto para os assinantes da Plus quanto para os assinantes da Live Gold. No serviço do Xbox teremos para o Xbox One : Super Mega Baseball 2 e Metal Gear Solid V: The Phantom Pain e para o Xbox 360 o serviço vai oferecer Sega Vintage Collection: Streets of Rage e Vanquish. Vale sempre lembrar que o Xbox One  é retrocompatível com os jogos do Xbox 360. Na Plus vamos ter Beyond: Two Souls e Rayman Legends para Playstation 4 , para PS3 os jogos serão Eat Them e Risen 3: Titan Lords e no Vita os jogos do mês serão Furmins e King Oddball(Cross-buy com PS3 e Playstation 4 ). Considerando o peso e a recepção de cada jogo, esse mês é um páreo duro com dois grandes jogos em cada plataforma. Mas acho que o Xbox leva esse mês, o maior jogo de todos listados é sem dúvida Metal Gear Solid V e Vanquish que considero um clássico cult. Beyond: Two Souls é um grande AAA, porém teve recepção bem morna da crítica e passou longe do sucesso de Heavy Rain, projeto anterior da